Não importa o modelo do seu negócio. Não importa se você já tem uma empresa atuando a 10 anos no mercado, ou ingressando no empreendedorismo agora. Sem uma identidade visual seu empreendimento não irá causar o impacto necessário para se diferenciar e se destacar da concorrência.
A identidade visual será responsável por trazer um conjunto de elementos que irão representar toda comunicação, personalidade e valores de uma marca. Sem uma comunicação que de fato mostre a essência de valores do seu negócio, ele será apenas mais um diante tantas opções.
Ok, e qual a diferença de uma identidade para um logotipo?
O logotipo é a representação gráfica de uma marca, é um elemento que compõe a identidade visual. Acontece que sozinho, o logotipo dificilmente irá se comunicar de forma eficiente com o público.
Imagine sua marca como uma pessoa. E assim como as pessoas, as marcas também carregam personalidade, valores, crenças e etc., que são expressadas através de suas roupas, corte e cor de cabelo, os lugares que frequentam, a forma como falam, enfim. Tudo isso traz uma personalidade única a todo individuo, e esse é o papel da identidade visual, trazer ao mundo uma marca única e exclusiva.
“As marcas mais poderosas e duradoras são as que ficam no coração das pessoas”
Howard Schultz
Identidade aliada a uma estratégia
A identidade visual é o resultado de um processo de criação, e como todo processo, é necessário que haja uma metodologia aplicada de forma estratégica, visando uma comunicação coerente e eficiente. Ela precisa auxiliar todos os demais campos do seu negócio, como: marketing, digital e institucional.
Se bem estruturada, uma identidade vai colaborar para o sucesso do seu negócio, agregando valor, trazendo a sensação de pertencimento junto ao público e gerando fãs para a marca. E nada melhor para qualquer empreendimento que pessoas falando bem por aí do seu produto e/ou serviço.
Então lembre-se, uma comunicação visual precisa traduzir a essência do seu negócio e se conectar com o público, e apenas uma identidade visual estruturada de uma boa estratégia vai conseguir entregar isso.